Avançar para o conteúdo principal

Situação diária do COVID19 - 22 de Maio de 2020

Hoje, 22 de Maio, completo dois meses de gráficos sobre o COVID 19. A minha ideia, desde o princípio, foi ajudar a pessoas a acompanhar a evolução da pandemia e proporcionar-lhes alguma perspectiva da evolução futura, mesmo que essa perspectiva fosse mudando um pouco todos os dias.
Houve pessoas que me seguiram, outras nem por isso, mas, confesso, gostei do trabalho que fiz, em parte ajudado pelo meu irmão, o Eng. Eurico Rebelo Marques, a quem aqui agradeço.
Na travessia desta grande quarentena, entre dados, gráficos e estudos, passei ser dar por isso uma grande parte do tempo.
No decurso desta actividade recebi alguns elogios e conheci novas pessoas digitalmente, entre elas esse grande homem, professor, investigador e publicista que é Manuel Villaverde Cabral, que há muito admiro. Tem sido um diálogo enriquecedor e estimulante. Bem haja!
Hoje vou dar por terminado este trabalho, talvez por agora, talvez definitivamente, pois já existem várias alternativas de informação e sínteses bem melhores do que a minha.
O Blog continua, como antes, virado para os problemas do Ambiente e do Bem Estar humano.

Até já!

Situação da pandemia em Portugal, em 22 de Maio de 2020 
(clique na imagem para ampliar)
_
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1477893920300752?via%3Dihub
https://news.un.org/pt/story/2020/02/1705631


Comentários

  1. No meio de tanta coisa que se ouve e lê, é bom podermos encontrar uma fonte onde podemos confiar.
    Obrigada.
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por mais esta iniciativa que vem facilitar análise do que nos está a acontecer.
    Obrigada.
    Cardoso Anaia

    ResponderEliminar
  3. Rendo-me totalmente às conclusões do autor, quanto mais não fosse por analfabetismo na matéria. Em contrapartida, estas conclusões - como quaisquer outras - dependem, conforme o Doutor Rebelo Marques chama a atenção, dos dados da DGS e da sua duvidosa fidedignidade, não é verdade?

    ResponderEliminar
  4. Obrigado .
    Foi, neste conturbado período, a minha mais fidedigna fonte de informação. Esperemos agora que a virulência se vá atenuando e que não seja mais necessária a reactivação deste tão útil quanto esclarecedor trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Caro Camarada e Amigo
    Com grande pena vejo que abandonas este teu trabalho!
    Reitero o que te escrevi, foi útil e serviu de de luz neste túnel covid
    Bem hajas pelo teu esforço e, por favor, fica bem
    Abraço
    Serras Simões

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Açúcar ou Adoçante?

Quantas vezes nos fazem a pergunta "açúcar ou adoçante", no café, no restaurante… Aquando da descoberta dos adoçantes sem calorias pareceu ter sido encontrada uma forma promissora de enfrentar a epidemia global de obesidade. Ao fim de todos estes anos, porém, não foi possível detectar esse efeito ao nível da população.  Apesar de não existir disso evidência científica, os produtos com adoçantes artificiais são muitas vezes considerados como alternativas mais saudáveis aos alimentos adoçados com açúcar. Contudo, vários estudos descobriram que a substituição de açúcar por adoçantes, principalmente na forma de adoçante dietético, não está associada a melhores resultados para a saúde, antes pelo contrário. Há os adoçantes produzidos a partir de substâncias naturais e os produzidos por processos químicos. Ao primeiro grupo pertencem o malitol, a stevia, a taumatina, o xilitol, enquanto que o segundo grupo engloba adoçantes como o aspartame, a sacarina, o lactifol, o ace

FUTURO – Pagar caro por comer mal…

Este é um artigo de divulgação sobre algumas iniciativas existentes para repor a verdade dos preços dos produtos alimentares, passando-se a contar, na formação de preços, com os prejuízos sociais e ambientais causados à sociedade como um todo durante a fase de produção. De facto, não parece aceitável, em 2020, que empresas do ramo alimentar provoquem custos sociais e ambientais durante a produção (externalidades negativas) cujo pagamento fica exclusivamente a cargo da comunidade, enquanto que essas empresas contabilizam nos seus custos apenas os factores de produção. Uma fábrica polui um rio, a sociedade paga. Uma empresa agrícola arrasa uma floresta, a sociedade paga. Uma suinicultura degrada uma região, os habitantes pagam. Um olival intensivo é desinfectado perto duma povoação, os habitantes pagam. Um alimento é mau, ou menos bom, para a saúde, a sociedade paga as despesas de tratamento. Consiste, também, numa indesculpável distorção e injustiça, nos tempos que correm, embar

Carne de vaca 2

Afinal, pergunta muito boa gente, é mau comer carne vaca? É crime comer carne vaca? É seguro comer carne de vaca? É contra o ambiente comer carne de vaca? O ambientalmente correcto, que está na moda, é dizer que a produção de carne vaca é insustentável. E também ouvimos e lemos pessoas a afirmar que a carne de vaca faz mal à saúde. Sejamos claros: se a opção é não comer carne, de vaca ou qualquer outra, devemos respeitar, com melhor ou pior justificação é um assunto do foro íntimo de cada um. Já quando se condena, e até proíbe o consumo, aqui será necessário justificar muito bem tal atitude, pois, para além do mais, há vacas e… vacas. No Relatório Resumo da Comissão EAT-Lancet, de Janeiro de 2019 *, resultante do trabalho da mesma comissão sobre “Dietas saudáveis ​​de sistemas alimentares sustentáveis”, é dada a conhecer a nova roda dos alimentos, e apesar das restrições, há lugar para a carne, nomeadamente a de vaca. Pouca, é verdade, mais ainda assim, esta autoridade em termos m